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A Gôndola (La gondola)

A gôndola é a embarcação tradicional e característica da Laguna de Veneza.

Por ser ágil e versátil nas manobras nos estreitos canais de Veneza, permaneceu sendo até o advento dos veículos motorizados, a embarcação mais adequada para o transporte de pessoas na cidade.

O fato é que as elegantes gôndolas ainda são ótimas para circular nos canais, dando ainda mais encanto e charme a Sereníssima sem poluir a Laguna ou fazer o barulho dos barcos motorizados.

Gôndola em Veneza
Um passeio de gôndola em dia de neblina. foto: palindrome6996/Flickr.com 

"A gôndola preta, delgada, e o modo em que se move, leve, sem qualquer ruído, tem algo estranho, uma beleza de sonho, parte integrante da cidade do ócio, do amor e da música."
- Hermann Hesse
 
A Gôndola (La gondola)
Os gondoleiros são de fato muito habilidosos. foto: Redjar
Características da Gôndola

A gôndola é um barco que requer muita habilidade e conhecimento por parte do artesão para ser produzido. Além disso, envolve muito trabalho: - leva mais de um ano para que uma fique pronta. É composta por 280 partes diferentes, fabricada a partir de oito tipos de madeira.

Com cerca de 11 metros de comprimento, têm uma forma assimétrica, com o lado esquerdo mais largo que o da direita. Depois de pronta, normalmente é vendida por mais de quarenta mil euros.

A gôndola é impulsionada pelo gondoleiro, que diferentemente de em outras embarcações à remo, o condutor fica sempre em pé, sem necessidade de remar do outro lado do barco, o que requer uma habilidade especial. Sua forma assimétrica foi projetada justamente para facilitar esta remada em um único lado.

A gôndola pode ser conduzida por de um a quatro remadores em pé e de frente para o arco. O longo remo é operado pela colocação de uma espécie de muleta chamada fórcola, que se encaixa e é removida após o uso.

História da gôndola

 Gôndola
As gôndolas ainda eram equipadas com uma pequena cabana para proteger os passageiros. foto: Carlo Naya (1816-1882)

A forma da gôndola veio evoluindo progressivamente ao longo do tempo. No quadro Miracolo della Croce, datado de 1500, as gôndolas parecem mais curtas, mais largas e mais finas do que as atuais e sem assimetria.

Foi somente entre 1600 e 1700 que a fisionomia da gôndola, sempre utilizada para o transporte privado, se aproximou do seu formato atual. Neste período, o comprimento do casco e os ferros também aumentam, enquanto a gôndola era cada vez menos ornamentada.

Ao longo do século XIX, a popa estreita e começa a levantar-se da superfície da água, juntamente com o arco, para melhorar a capacidade de manobra do casco. O comprimento da embarcação se estabelece em cerca de 11 metros. Além disso, é desta época que foi introduzida uma ligeira assimetria, que seria dramaticamente aumentada somente no início do século XX, de novo por razões de capacidade de manobra, bem como a proa e a popa que seriam levantadas ainda mais.

Atualmente, as gôndolas são barcos abertos, mas até o início do século 20, como muitas fotografias atestam, as gôndolas ainda eram equipadas com uma pequena cabana para proteger os passageiros contra as intempéries ou dos olhos de espectadores curiosos. A cobertura proporcionava, portanto, conforto e privacidade.

Decretos do senado veneziano em 1609 começaram a padronizar as gôndolas para restringir a pompa excessiva na decoração, uma vez que elas estavam frequentemente cobertas com tecidos preciosos e dourados. A cor preta foi escolhida para os cascos pois já era considerada uma cor elegante, além de auxiliar na impermeabilização dos cascos.

La gondola
:: Diversas gôndolas ancoradas em frente a Praça San Marco. foto: Jarod Carruthers

As famílias nobres possuíam uma ou mais gôndolas que usavam para realizar em negócios ou passeios por lazer. Nessas saídas de barco era costume cantar, nascia aí um gênero musical, eram as canzone da batèlo, que tiveram seu apogeu no século XVIII , mas que ainda são amplamente praticadas pelos gondoleiros de talento.

A Gôndola (La gondola)
Gôndoleiros transportam turistas pelos canais próximos da Piazza San Marco. foto: IK's World Trip

A gôndola nos dias de hoje  

A gôndola é mundialmente conhecida como um dos barcos mais charmosos do mundo, além de ser um dos símbolos de Veneza. Hoje o uso principal é para o turismo, mas as gôndolas também são usadas para casamentos, funerais, transporte de passageiros (traghetto) e até no esporte, por ocasião da célebre Regata Storica.

Os gondoleiros são uma atração a parte. Normalmente elegantes, gostam de apresentar a cidade e muitos se arriscam como cantores proporcionando momentos especiais para os turistas.

Quanto custa um passeio de gôndola?

Não é um passeio para o turista que está com o dinheiro curto. A tabela de preços oficial é de US$ 100 por 40 minutos e US$ 150 por uma hora de passeio. A opção para quem quer poupar dinheiro é atravessar o Canal Grande nas gôndolas traghetto. É claro que não tem o mesmo clima romântico porque o barco é compartilhado, mas é de fato muito mais barato.

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