home história locais hospedagem contato




Arsenale (arsenal)

O Arsenal de Veneza (Arsenale di Venezia) foi um complexo de estaleiros e arsenais agrupados na cidade. Lá eram produzidos os navios e embarcações que conferiram a Veneza o poder naval que a dava fama e poder durante parte do meio do segundo milênio dC.

Foi um dos primeiros empreendimentos industriais de grande escala na história da humanidade. O local hoje está preservado e hoje também é palco de um dos maiores eventos de arte do mundo: a Bienal de Veneza.

Origem e história do Arsenal

Uma estrutura de estilo bizantino poderia ter existido no local por volta do século VIII, mas o que se sabe é que a construção do Arsenal foi iniciada por volta do ano de 1104 durante a era republicana de Veneza.

Inicialmente o estaleiro simplesmente alojava os barcos construídos de forma privada, mas em 1320 foi construído o "Arsenale Nuovo", bem maior que o original. Isto permitiu aos navios mercantes serem construídos e estacionados em um só lugar.

O Arsenal também se converteu, incidentalmente, num importante centro de fabricação de tijolos, pois as casas dos trabalhadores estendiam-se para fora dos seus muros. 

Veneza desenvolveu métodos de produção em massa de navios de guerra no Arsenal, incluindo o sistema de construir primeiro a quilha do barco substituindo o sistema romano de construir o casco em primeiro lugar. O novo sistema era mais rápido e exigia menos madeira. Lá também desenvolviam novas armas de fogo, como a bombarda em 1370 e numerosas armas menores para lutar contra os genoveses anos depois.

O Arsenale contava com altos muros de proteção da vista do público e guardas protegendo seu perímetro. Cada área do lugar produzia uma parte específica do navio ou acessório naval, como munições e cordas. Estas peças podiam ser montadas em um navio em menos de um dia.

Uma floresta exclusiva de propriedade do Arsenal da Marinha, na área de Montello, colinas do Veneto, garantiam fornecimento de madeira para a produção naval. 

 Arsenale - arsenal
A Porta Magna do Arsenal Veneziano construída em 1460

Tornou-se então o maior complexo industrial da Europa antes da Revolução Industrial, que abrange uma área de cerca de 45 hectares (110 acres), correspondente a quinze por cento de Veneza. No seu momento de máxima eficiência, o século XVI, o Arsenal empregava cerca de 16.000 pessoas que seriam capazes de fabricar um navio por dia.

O Arsenal produziu também a maioria dos navios comerciais de Veneza, o que gerou grande parte da riqueza econômica da cidade e poder, com duração até a queda da República à conquista da área de Napoleão em 1797. Ele está localizado no distrito de Castello de Veneza, e agora é propriedade do Estado.

arsenale - arsenal
A entrada do Arsenale em 1732 segundo Canaletto (1697 - 1768)

Arsenale - arsenal
Panorama do Arsenal, um local de grande importância na história da cidade. Foto: Sofia Couts  

Vale lembrar que partes importantes do lugar foram destruídas durante o domínio de Napoleão Bonaparte, e posteriormente reconstruídas. Ao visitar Veneza, não deixe de visitar este interessante local, especialmente durante a época da Biennale di Venezia.

Artigos relacionados:
Gôndola
Vaporetto
Piazza San Marco (Praça São Marcos)

Compartilhe  



fotos - hospedagem - locais - contato

 



 

venezaitalia.com.br - © 2014 - Todos os direitos reservados