home história locais hospedagem contato




Dorsoduro

Dorsoduro é um dos seis distritos (sestieri) de Veneza. Fica a sul dos sestieri de Santa Croce e San Polo, englobando as ilhas situadas do outro lado do canal da Giudecca, com exceção da ilha de San Giorgio Maggiore que pertence ao sestiere de San Marco.

O seu nome provém da natureza do terreno, mais duro que as terras circundantes.

Dorsoduro
Uma área imperdível para um bom passeio. foto: Paul Asman and Jill Lenoble 

 

Embora esteja localizado a um pulo de vaporetto do agito da Piazza San Marco, o Dorsoduro oferece ótimos museus, restaurantes, tranquilidade e preços mais baixos ao turista.

 
Dorsoduro
A localização de Dorsoduro

História de Dorsoduro

A parte ocidental do distrito consiste na ilha Mendigola, uma das primeiras áreas a serem colonizadas da cidade, alguns séculos antes que Rialto virasse o centro vital de Veneza.

Onde surgia essa ilha, foi mais tarde construída a importante igreja de San Nicolò dei Mendicoli que data do século XI. As ilhas vizinhas foram colonizadas depois, até chegar a Punta della Dogana. A última área recuperada fica onde está a basílica de Santa Maria della Salute. Além do Canal Grande, você pode ver a Praça de São Marcos, mas a única maneira de alcançá-la caminhando é atravessando a Ponte dell'Accademia.

Dorsoduro
O Dorsoduro oferece tranquilidade, bons museus e ótimos restaurantes de comida veneziana. foto: Simonetta Di Zanutto

Arte, igrejas e arquitetura em Dorsoduro

Depois do distrito de San Marco, Dorsoduro é onde os mais importantes museus estão concentrados: o principal museu é a Galleria dell'Accademia, fundado pelo pintor Giambattista Piazzetta em 1750 e transferida para estes edifícios por Napoleão em 1807.

De grande importância também, a Colecção Peggy Guggenheim de arte moderna e contemporânea no Palazzo Venier dei Leoni que também já foi residência privada do patrono americano. Destaca-se também o museu de arte contemporânea Punta della Dogana - François Pinault Foundation em uma das saídas do Canal Grande.

No Dorsoduro também há o Ca ' Rezzonico, o Museu de Veneza do século XVIII, o Ca' Dario, famoso pelo fim trágico de muitos de seus proprietários, Ca ' Foscari, entre outros. As igrejas mais importantes são a Basílica de Santa Maria della Salute, a Chiesa dei Gesuati e a Chiesa di San Nicolò dei Mendicoli.

Também vale a pena visitar o estaleiro de San Trovaso e o Campo Santa Margherita, lugar de encontro para os venezianos e estudantes.

Dorsoduro
Bem localizado e tranquilo, o Dorsoduro é sem dúvida uma boa escolha para hospedagem. foto: foto: Shaun Merritt

Artigos relacionados:
Vaporetto
Piazza San Marco (Praça São Marcos)
Arsenalle (Arsenal)

  Compartilhe  




fotos - hospedagem - locais - contato

 



 

venezaitalia.com.br © 2014 - Todos os direitos reservados