home história locais hospedagem contato




Malamocco

Malamocco é uma pequena localidade no município de Veneza, localizada na parte sul da ilha do Lido, cercada por um canal estreito que a delimita.

Pouquíssimos turistas que visitam Veneza chegam a conhecer Malamocco. Isto porque o lugar é bem pequeno e concorre com as diversas e famosas atrações que a cidade oferece. Mas as casas simples escondem uma rica história.

Malamocco é ainda mais antiga do que o centro histórico que deu fama a Veneza. É o que sobrou de um antigo porto que ali existia.

Destaques de Malamocco:

A igreja paroquial de Santa Maria Assunta do século XII e reconstruída nos séculos XIV e XVI;
O gótico Palazzo del Podestà (século XV);
O forte. 

Malamocco Veneza
Fim de tarde em Malamocco, perfeito pare relaxar. foto: Godromil

Estando no Lido, você pode alugar uma bicicleta e chegar a Malamocco em alguns minutos. É um passeio muito agradável pela orla marítima.

É claro que você pode pegar um taxi, ou até ir andando, mas o Lido é perfeito para pedalar, basta evitar as horas mais quentes do verão.

Malamocco encanta pela sua simplicidade, longe dos flashes dos turistas e isolada no Lido de Veneza.


 

Malamocco
A Igreja de Santa Maria Assunta. foto: Godromil
Malamocco
: : As casas coloridas de Malamocco no Campo della Erbe, antigo mercado de hortaliças. foto: Tracy Elaine

A História de Malamocco

Malamocco é uma das mais antigas povoações da Laguna de Veneza e tem suas raízes no tempo dos romanos. Neste período representava o porto de Pádua. É provável que a localidade fosse facilmente acessível a partir de outros importantes centros como Ravenna, Altino e Aquileia, graças ao transporte pela via Popilia, antiga estrada romana.

Então de repente houve um aumento populacional devido à fuga de muitos refugiados (principalmente de Treviso e Pádua) fugindo das invasões bárbaras, especialmente pelos hunos de Átila e mais tarde pelos lombardos de Agilulfo.

Existe um boato que conta que a antiga Metamauco era localizada na posição mais externa da Malamocco atual, colocando-se acima do mar. Ainda há moradores que sustentem que em dias de mar calmo, você pode ver as ruínas da antiga cidade.

De qualquer modo, no século VII a decadência de Metamauco estava no auge. Em 1108 o convento de São Cipriano foi transferido para Murano, em 1109 as freiras do SS Leone e Basso foram para San Servolo. O clímax foi atingido entre 1107 e 1110 com a transferência da diocese para Chioggia (que ainda existe).

No entanto, desde 1107, há registros da existência de uma nova Metamauco, o que corresponde precisamente a Malamocco de hoje.

Malamocco

Embora mantendo muitos privilégios em virtude de seu passado de cidade ducal, tornou-se cada vez mais periférica, governada por um prefeito, juntamente com a vizinha Poveglia. Entre 1379 e 1381 foi, finalmente envolvida nos trabalhos defensivos de Veneza durante a Guerra de Chioggia.

De 1816-1883 virou a sede de um município cujo território se estendia por toda a ilha do Lido. Foi enfim anexada ao município de Veneza.

Nos últimos anos, tem sido feito um sério trabalho de restauração de Malamocco. Também tem sido feito um bom trabalho no sentido de proteger a localidade das acque alte, as águas da Laguna que insistem em subir.

Veja também:
Lido de Veneza
Torcello
Lugares de Veneza


Compartilhe  



fotos - hospedagem - locais - contato

 



 

venezaitalia.com.br © 2014 - Todos os direitos reservados