home história locais hospedagem contato




Piazza San Marco (Praça de São Marcos)

A Piazza San Marco (Praça de São Marcos) é a atração principal de Veneza e lugar de encanto único. Uma das mais importantes praças italianas, de renome em todo o mundo por sua beleza e integridade arquitetônica.

É a única área urbana de Veneza que de fato leva o nome de praça. Todos os outros espaços além de menores levam a designação de campi (campos).

Situada no coração da cidade, a Piazza San Marco é um símbolo da República de Veneza e foi palco de muitos dos principais acontecimentos na rica história de Veneza.

A praça é adornada com atrações impredíveis de Veneza, como a Basílica de São Marcos, o Palazzo Ducale ou Palácio dos Doges, a Torre do Campanário (a torre original do século XII desmoronou em 1902 e foi reconstruída fielmente ao original), a Torre dell’Orologio, o Museu Correr, a Biblioteca Marciana e o Café Florian.

praça são marcos - piazza san marco
A Basílica de São Marcos, uma das maravilhas da praça. foto: James Manners

"E lá ao longe, o ouro nas asas do anjo no topo do campanário de San Marco brilhou ao sol, banhando a cidade inteira em sua bênção brilhante."
- Donna Leon em 'Death in a Strange Country


 

praça são marcos - piazza san marco
Parte da praça vista do alto. foto: John W. Schulze
praça são marcos - piazza san marco
Os Cavalos de São Marcos, também conhecidos como Cavalos de bronze de Constantino. foto: Paolo Trabattoni

Em cima da Basílica de São Marcos, quatro cavalos de bronze adornam a praça. São lendários e tão valiosos que os originais foram protegidos e colocados no interior da basílica onde funciona um museu.

São tão potentes símbolos do orgulho e do poder de Veneza que os genoveses em 1379 disseram que não poderia haver paz entre as duas cidades até que estes cavalos fossem freados. Quatro séculos mais tarde, Napoleão após conquistar Veneza enviou os cavalos para Paris. Tempos depois as esculturas foram recuperadas e voltaram para a piazza italiana.

História da Praça São Marcos (Piazza San Marco)

A Piazza San Marco é milenar e sua história ainda está sendo escrita. Veja aqui alguns dos principais acontecimentos.

A praça tem sido sempre o centro de Veneza. Foi o local onde se deram os mais importantes eventos da história da República de Veneza e é a base do arcebispado desde o século XIX. Foi o foco de muitos festivais e é um lugar imensamente popular na Itália.

praça são marcos - piazza san marco
Carlo Naya foi morador de Veneza e um dos mais importantes fotógrafos da cidade.  Sua foto acima foi feita entre 1860 e 1865.

Construída no século IX como uma pequena área em frente à Basílica de São Marcos, a praça era bem diferente de como a conhecemos.

A primeira igreja foi provavelmente construída no ano 819, perto do local da atual Basílica de São Marcos. Um campanário foi construído na época do Doge Pietro Tribuno (888-9). Naquela época, na frente da nova igreja havia provavelmente um espaço vazio coberto com grama, mas não pode ter se estendido mais do que cerca de 60 metros para o oeste, onde havia um córrego (Rio Baratario) que divide a área hoje ocupada pela Piazza.

Em 976 houve uma rebelião contra o Doge e a igreja foi incendiada. Boa parte da igreja foi destruída, mas não completamente. Tudo indica que foi reconstruída o quanto antes. Em 1063 foi iniciada uma reconstrução completa e a nova igreja foi terminada no tempo de Doge Vitale Falier (1084-1096). Sua estrutura principal é ainda da igreja que vemos.

Grandes mudanças para a praça vieram quando o Doge Sebastiano Ziani (1172-78) governou. Veneza foi crescendo em importância, juntamente com o Doge que era um homem muito rico. Ele iniciou as mudanças que criaram a praça como nós a conhecemos. O Rio Baratario foi preenchido e a Igreja de San Geminian, do outro lado, foi demolida e reconstruída muito mais para trás na extremidade ocidental do que se tornou a Piazza. O Doge comprou uma série de propriedades que obstruíam o lugar e entregou para o estado.

Em 1204 Constantinopla foi conquistada no decorrer da 4ª Cruzada e começaram a pilhar a cidade, enviando materiais valiosos para enfeitar Veneza. O saque incluia mármores e pilares para a fachada de São Marcos, entre tantas outras riquezas. Nesta época teria vindo de lá também os quatro cavalos que hoje estão no interior da basílica.

praça são Marcos
Gentile Bellini: Procissão na Piazza San Marco > Podemos observar do lado direito as antigas residências Procuratie

Mais tarde, a forma da praça foi definida pela construção de edifícios nos lados norte e sul. No lado do norte foram os Procuratie, residências e escritórios para os magistrados de São Marcos. O Procuratie originais eram uma série de edifícios de dois andares. Essas construções permaneceram no local por cerca de 300 anos e podemos ver exatamente como eles eram em 1496 na pintura Gentile de Bellini acima.

Sansovino foi o grande modernizador, capaz de transformá-la de um espaço ainda gótico em um magnífico exemplo do classicismo romano, dando desenvolvimento cultural para toda a cidade. Entre 1536 e 1540 este arquiteto criou o edifício da biblioteca e a Loggia ao pé da torre. Entre 1582 e 1640 foi concluída a demolição do hospício Orseolo.

Em 1722 foram colocadas as duas estátuas da Piazzetta dei Leoncini. Em 1723 os ladrilhos foram substituídos por um desenho geométrico mais complexo, composto por pedra vulcânica escura com padrões geométricos em pedra branca, a cargo do arquiteto veneziano Andrea Tirali, que aproveitou a oportunidade para levantar a praça em aproximadamente um metro.

Finalmente, em 1807 o domínio napoleônico continuou a demolição da igreja de San Geminianus e a construção da "Ala Napoleônica" (também conhecido como o Palácio Real ou Procuratie Nuovissime), dando ao pavimento a aparência que conhecemos.

O Campanário já estava bastante danificado pela ação de raios, até que na manhã de segunda-feira 14 de julho de 1902 o campanário desmoronou. Os venezianos logo decidiram pela reconstrução e os trabalhos duraram até 6 de março de 1912. O novo campanário foi inaugurado em 25 de abril de 1912 por ocasião da festa de São Marcos. Desta vez o Campanário contava com um para-raios.

Praça São Marcos - Carnaval
Foliões ocultos pelas clássicas máscaras venezianas se deixam fotografar no carnaval em uma das entradas da piazza. foto: Heatherbroster

A Praça São Marcos nos dias de hoje

Além de ser o coração de Veneza, a piazza ainda é o local onde os fatos mais importantes da cidade acontecem. Infelizmente muitas vezes (cada vez mais) ela fica totalmente alagada pela água da laguna tornando difícil transitar pelo seu pavimento.

É bem conhecida a beleza e o fascínio do carnaval de Veneza, os turistas de todo o mundo reunem-se na praça durante este período para uma experiência inesquecível, um sonho, uma fuga da realidade.

Não é à toa que muitos turistas só sentem que chegaram em Veneza depois de pisar na praça. Faz sentido!

Artigos relacionados:
Biblioteca Marciana
Palazzo Ducale (Palácio Ducal)
Caffè Florian (Café Florian)
Dorsoduro
Ponte dos Suspiros (ao lado da praça)


Compartilhe  



fotos - hospedagem - locais - contato

 



 

venezaitalia.com.br - © 2014 - Todos os direitos reservados