home história locais hospedagem contato




Torcello

Torcello é uma remota e pouco povoada ilha no extremo norte da Laguna de Veneza.

É considerada a mais antiga região continuamente povoada da Sereníssima, e, no passado, concentrava a maior população da República de Veneza.

Torcello: Santa Fosca
A igreja de Santa Fosca, no estilo veneziano bizantino. foto: François Philipp


Torcello é frequentemente retratado na literatura como um lugar de refúgio, inspiração ou descanso.
 

Torcello
Basilica di Santa Maria Assunta. foto: Ramón Cutanda López
Torcello
Locanda Cipriani, restaurante de grande tradição, cozinha refinada e ambiente agradável. foto: flickr.com/ho visto nina volare

História de Torcello

O nascimento de Torcello, como Murano e Burano, está ligado à história de Altino e as invasões bárbaras

Após a queda do Império Romano, Torcello foi uma das primeiras ilhas da lagoa a ser povoada pelos venezianos fugidos da terra firme (continente) para se abrigar das recorrentes invasões bárbaras, especialmente depois que Átila, o Huno, destruiu a cidade de Altino e todos os assentamentos em torno do ano 452. 

A região do Veneto desde o fim da Guerra gótica manteve-se insegura por conta de guerras e invasões germânicas frequentes. Durante os 200 anos seguintes houve um fluxo constante de refugiados urbanos para a segurança relativa de Torcello. No ano 638, a ilha tornou se a residência oficial do bispo e dos habitantes de Altino, que trouxeram consigo as relíquias de São Heliodoro, que virou o santo padroeiro da ilha.

Torcello se beneficiou com os estreitos laços culturais e comerciais mantidos com Constantinopla após a queda do Império Romano do Ocidente. Torcello cresceu rapidamente em importância como centro político e comercial: no século X tinha uma população de, no mínimo, 10.000 pessoas.

Torcello
A Ponte del Diavolo (Ponte do Diabo) é uma das duas pontes existentes na ilha de Torcello. foto: Andrés Nieto Porras

A partir do século X, a Diocese de Torcello abrangia um vasto território, com 10 igrejas e numerosos mosteiros que a tornavam a ilha mais rica e poderosa da Laguna. As salinas tornaram-se base da economia de Torcello e seu porto desenvolveu-se rapidamente em um importante e lucrativo comércio.

Infelizmente, no entanto, entre os séculos XIV e XVI, a ilha sofreu uma deterioração muito rápida. Na verdade, os moradores tiveram que sair e se estabelecer em Murano e Veneza porque as águas da Laguna de Torcello se tornaram pantanosas, dificultando o combate a malária. Assim, o antigo centro urbano foi abandonado, tornando a ilha quase deserta.

O antigo esplendor de inúmeros palácios de Torcello, as doze paróquias e seus dezesseis claustros quase desapareceu desde que os venezianos aproveitaram o material de construção em outros empreendimentos. Os únicos edifícios medievais remanescentes formam um conjunto de quatro edifícios.

Principais Atrações de Torcello

A principal atração da ilha é a Catedral de Santa Maria Assunta, fundada em 639. Os mosaicos da catedral são também muito interessantes. Outras atrações incluem a Santa Fosca (sec. XI e XII), que está rodeada por um pórtico em forma de uma cruz grega, além do Museo Provinciale di Torcello alojado em dois palácios do século XIV, o Palazzo dell'Archivio e o Palazzo del Consiglio, antiga sede do governo comunal. O museu abriga uma valiosa coleção que documenta a grande história da ilha, mas também as origens da cidade de Veneza.

Outra visão notável para os turistas é uma antiga cadeira de pedra, conhecida como Trono de Átila. A ilha também é conhecida por sua Ponte do Diabo (Ponte del Diavolo).

Torcello
Canal de Torcello ao lado da ponte que leva às duas igrejas da ilha. :: foto: flickr.com/Brendan Dolan-Gavitt

Outras curiosidades de Torcello

Lugar bucólico e inspirador, a ilha atraiu muitos artistas. O escritor Ernest Hemingway, por exemplo, morou lá em 1948, escrevendo Across the River and Into the Trees. O romance também contém representações de Torcello.

Como Veneza, que viveu seu período de glória e decadência, Torcello permanece como um lugar misterioso e fascinante. Uma ilha para guardar na memória.

Torcello
A Santa Fosca é o que resta da antiga praça da cidade, ao lado das ruínas da antiga basílica. foto: ho visto nina volare

Outras ilhas e lugares bucólicos em Veneza:
Murano
Burano
Malamocco


Compartilhe  




fotos - hospedagem - locais - contato

 



 

venezaitalia.com.br © 2014 - Todos os direitos reservados