home história locais hospedagem contato




História de Veneza

A História de Veneza é milenar. Com uma trajetória de muita riqueza e glória, a cidade também experimentou a decadência. Por sorte, Veneza permaneceu praticamente incólume a muitas guerras e vandalismos que destruíram o patrimônio de tantas outras.

Hoje a cidade tem preservadas pelos maiores especialistas em restauração do mundo suas pinturas, mosaicos e arquitetura de valor incalculável.

Como Roma, Veneza também é considerada "um museu a céu aberto". A cidade mudou pouquíssimo nos últimos séculos e hoje não se pode mudar nada em sua aparência.

A ameaça ao patrimônio é outra: O avanço das águas, que cada vez mais tomam conta da cidade e o turismo, que despeja todo ano quantidade enorme e crescente de turistas. Quantidade que é considerada, por muitos, maior do que a cidade pode suportar.

 

História de Veneza
:: As festas populares incluiam música e dança

Resumo da História de Veneza

A cidade foi formada em pequenas ilhas, dunas de areia da laguna de Veneza, a noroeste do mar Adriático. Habitantes de cidades próximas logo se refugiaram lá para se proteger dos bárbaros que vinham tomando conta da Europa.

Foi uma das cidades mais importantes da Europa, com uma história rica e um império de influência mundial comandado pelos doges, os líderes da cidade.

Graças à localização privilegiada no meio da rota entre o Oriente e o Ocidente, excelentes navegadores e poderio militar, a cidade tornou-se um próspero centro mercantil e naval. Tornou-se uma potência comercial a partir do século X, quando sua frota já era uma das maiores da Europa. O historiador Fernand Braudel classificou-a como a primeira capital econômica do Capitalismo. O patrono da cidade é San Marco (São Marcos) o grande navegador que deu nome a Piazza San Marco, uma das mais famosas do mundo.

Hoje é Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Dos muitos monumentos e locais turísticos existentes, destacam-se a imponente Basílica de São Marcos, na Piazza San Marco, a famosa Ponte de Rialto sobre o Canal Grande, construída em 1588 segundo projeto de Antonio da Ponte, o Campanário, a Ca' d'Oro, o Palazzo Ducale e numerosas igrejas e museus.

Veneza - Itália
O Palazzo Ducale, também conhecido como Palácio do Doge, é um símbolo da cidade de Veneza e uma obra-prima do gótico veneziano. O palácio atual foi construído entre 1309 e 1424.

A festa da cidade hoje é celebrada em 25 de março, data da fundação da cidade.

A Praça São Marcos, um dos principais atrativos, foi iniciada no século IX em frente à Basílica de São Marcos. Foi reformada para sua forma e tamanho atuais em 1177, quando o Rio Batario, que a limitava a oeste, e um porto que tinha isolado o Palácio Ducal da praça foram aterrados. A reestruturação foi realizada para o encontro do Papa Alexandre III com o Imperador Frederico Barba-Roxa.

A praça tem sido sempre o centro de Veneza. Foi o local onde se deram todos os importantes eventos da história da República de Veneza, e é a base do arcebispado desde o século XIX. Foi o foco de muitos festivais e é um lugar imensamente popular na Itália.
Foi pavimentada em finais do século XIII com ladrilhos em padrão em espinha, com linhas que permitiam organizar o mercado e as muito frequentes procissões cerimoniais.

Em 1723 os ladrilhos foram substituídos por um desenho geométrico mais complexo, composto por pedra vulcânica escura com padrões geométricos em pedra branca, a cargo do arquiteto veneziano Andrea Tirali, e esta oportunidade foi aproveitada para levantar a praça em aproximadamente um metro.

Em 1890 o pavimento renovou-se devido ao desgaste seguindo um desenho similar ao de Tirali, mas eliminou-se as ovais e cortou-se a esquina ocidental para acomodar melhor a Ala Napoleónica no final da praça.

A influência cultural de Veneza estendeu-se naturalmente ao longo da História. Exemplos disso são as telas para pintura, inventadas na cidade, inovações no fabrico do vidro, o papel dominante da Escola Veneziana na música europeia do século XVI, o grande número de impressores da cidades, ou as palavras de origem veneziana, relacionadas com a toponímia local ou características próprias da cidade.

História de Veneza: a cidade nos dias de hoje

Palavras estas que entraram no vocabulário de muitas línguas europeias: arsenal, ciao, gueto, gôndola, lazareto, laguna, lido, quarentena, Montenegro e regata.

O diminutivo de Veneza deu ainda lugar à designação da Venezuela, que significa "pequena Veneza".

Veneza é na atualidade uma cidade de artes por excelência, devendo a sua fama mundial à simples condição de ser uma cidade construída sobre a água, com canais em vez de ruas.

Veneza é, por mérito, tomada como modelo de comparação com todas as cidades com canais, como por exemplo Amsterdã (A Veneza do Norte) ou na China, onde Suzhou é dita Veneza do Oriente, ou Aveiro (A Veneza de Portugal), ou a Little Venice de Londres, assim chamada por causa dos canais.

Leia também: A História de Roma


doge
O doge de Veneza, era o primeiro magistrado da república veneziana.

Fonte: Wikipédia.org





hospedagem - locais - contato

 

venezaitalia.com.br - © 2014 - Todos os direitos reservados